segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O fim da escola como conhecemos


Por Hernani Dimantas
Amanhã teremos um webminário. Estou bastante empolgado. Pois trata se de um formato de conversa diferente. Descola da ideia de uma autoridade sobre um assunto. A vontade é sempre ampliar o debate. Sinceramente, pensar na internet em qualquer campo do conhecimento vai sempre nos levar para o debate libertário que tá rolando faz muito tempo. A sociedade está se redesenhando numa relação cada vez mais participativa. É fato que as pessoas estão cada vez mais na Internet. Uns acham o FB uma besteira, outros aparecem lá para deixar seu recado, outros preferem o twitter, joguinhos, blogs, sites de sexo, os velhos portais. E, quase sempre, tudo isso e muito mais ao mesmo tempo. Chamamos isso de multi tarefa
Faz menos que 10 anos que o valor da Internet tinha que ser demonstrado. Hoje faz parte do cotidiano. Um cotidiano que tem no compartilhamento da informação a potência da multidão. Mas foi com essa proposta de baixo pra cima, apoiada numa ética hacker e na linkania que criamos o MetaReciclagem. E com esses conceitos desenvolvemos projetos como o AcessaSP, o Acessa Escola, Telecentros.br. Desses projetos trazemos aprendizados, acertos e erros, que certamente serão úteis para entender que estamos presenciando o fim do sistema educacional como conhecemos.
Hernani é artista, escritor e ativista. Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um número expressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado à troca de ideias e conhecimento entre as pessoas. Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003). Fundador e articulador do projeto MetaReciclagem. Fundador do lixoeletronico.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...