terça-feira, 4 de setembro de 2012

E se você precisasse se reinventar?


E se em determinado momento de sua vida você perdesse o seu emprego ou sua área de atuação despencasse no mercado? E se você simplesmente quisesse mudar de profissão sem perder todo o seu conhecimento e investimento?
E se você precisasse se reinventar?
Reinvent Career Institute (RCI) é um programa que oferece um plano de ação com lições, exercícios e uma série de passos para ensinar profissionais a reinventarem suas carreiras a partir de suas experiências profissionais, conhecimento e habilidades.  
"Todo o mundo é um palco, e todos os homens e mulheres meros atores: eles têm suas saídas e suas entradas; e um homem em seu tempo desempenha muitos papéis". (Shakespeare)
No mundo atual os profissionais não desempenham apenas uma profissão, vivemos em uma era multidisciplinar em que se constrói uma carreira baseada não apenas em um ou dois diplomas, mas a partir das experiências profissionais, de inúmeros pequenos cursos que complementam suas habilidades. As universidades não podem fazer tudo por você, mesmo porque estamos em constante mudança e evolução juntamente com o mundo ao nosso redor. Cada ser humano é único e poderá ser um excelente profissional em qualquer área que desejar se souber que ele precisa se complementar durante toda a vida e mais do que isso, precisa se libertar da ideia fixa de que somos apenas uma coisa. Não!
A Revolução Industrial (século XVIII) foi caracterizada pela invenção da tecnologia a vapor e por uma intensa demanda por conhecimentos de toda ordem. Esse período durou apenas 200 anos, encerrando-se em 1991, com o surgimento da World Wide Web, baseada na linguagem HTML, que popularizou a internet mundialmente, graças a Tim Berners Lee.
Em apenas 20 anos a internet causou uma enorme mudança disruptiva e quanto maior a mudança e menor o tempo que ela leva para acontecer, mais órfãos ela deixa para trás. Nota-se que as pressões adaptativas e as inovações tecnológicas levaram a humanidade a intensificarem o processo de evolução, demandando cada vez mais conhecimento em cada vez em menos tempo. Hoje se vive no período Pós Revolução Industrial, em que o conhecimento aumenta em complexidade em grande velocidade.
O século XXI e as novas Tecnologias da Informação e Comunicação abriram um extenso leque com inúmeras profissões que até hoje não possuem um nome específico. O setor de prestação de serviços cresceu exponencialmente e a criatividade e a inovação são as primeiras habilidades que precisamos desenvolver para sobreviver a todas essas transformações. Veja o exemplo das Startups! “Uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza” (Fonte)

Incerteza... Improvisar. Não fomos acostumados a trabalhar com incertezas e improvisações, o mundo sempre foi previsível e nunca presenciamos uma velocidade tão grande de mudanças e descobertas, não é verdade? Mas é necessário que aprendamos a viver com isso, ou seremos órfãos e ficaremos para trás.
Durante anos e anos estudamos, trabalhos e adquirimos conhecimentos diversos em nossa profissão. No entanto, a situação econômica do mundo é volátil e muitas pessoas têm se deparado com a surpresa de precisar mudar o rumo, ou adaptá-lo às novas coordenadas da viagem. Mas como fazer isso sem ir à falência ou destruir seu patrimônio?
"Quando novas informações surgem e as circunstâncias mudam já não é possível resolver os problemas com as soluções de ontem." (Roger Von Oech)
Para começar o RCI oferece aos seus sócios o e-book “Successful Career Change – Tactics Revealed: How to choose the right career for the future” que apresenta uma análise importante sobre como desenvolver uma estratégia para promover as mudanças necessárias em sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...