sexta-feira, 21 de setembro de 2012




Coursera é empresa de empreendedorismo social que tem parceria com as melhores universidades do mundo, ao todo 33 instituições, para oferecer cursos on-line, em sua maioria gratuitos, para qualquer pessoa. A empresa trabalha com a ideia de um futuro em que as melhores universidades ensinem não só milhares de estudantes, mas milhões, atingindo todo o mundo. Para isso, contam com uma tecnologia que permite aos seus melhores professores ensinar dezenas e até centenas de milhares de estudantes.
O Coursera trabalha com cursos que desenvolvem em seus utilizados a capacidade para manusear seus recursos de forma fácil, em que os alunos podem assistir palestras ministradas por professores da classe mundial, aprender no seu próprio ritmo, testar o seu conhecimento, e reforçar conceitos através de exercícios interativos, além de participar de uma comunidade global composta por milhares de estudantes que aprendem em coletivo. A palavra chave é a interatividade, o aluno pode participar ativamente e receber feedback de professores e outros estudantes, o que ajuda o aluno a monitorar seu próprio progresso respeitando o seu ritmo. O aluno pode aumentar seu networking, atualizar-se, enfim, os cursos servem a objetivos diferentes conforme cada situação, e assim é o conhecimento.

Agora o Cousera conta com mais de 1,400,000 “courserians”, ou seja, alunos dos cursos Coursera. Oferecem cursos abrangendo as Humanidades, Medicina, Biologia, Ciências Sociais, Matemática, Negócios, Ciência da Computação, e muitos outros.
E esse sistema só tem crescido. Ontem o Coursera anunciou a adesão de mais 17 universidades à plataforma. Agora instituições em Hong Kong, Austrália, Israel e Inglaterra, além das dos EUA e do Canadá irão incluir cursos nas áreas de música, medicina e mais cursos na área de humanidades.
Alguns cursos chamam a atenção para a diversidade como por exemplo o curso de narrativas de Hollywood: narrativas, sons e cores, da Universidade Wesleyan, e o curso de engenharia financeira e gestão de riscos da Universidade de Columbia, entre muitos outros. O ensino online tem superado seus próprios limites e o Coursera é a prova desse avanço.
Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o país com maior aderência aos cursos do Coursera seguido pela Índia e pela China. Lembrando que a empresa já passou 1 milhão de inscritos.
O sentido e o propósito da educação estão mudando. Com, sem ou apesar dos sistemas formais. E a onda continua crescendo - o sentido e o propósito da educação estão mudando por si só.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...