terça-feira, 4 de setembro de 2012

Conheça o longa-metragem independente La Educación Prohibida


“Muito pouco do que se passa na nossa escola é verdadeiramente importante. Nos ensinam a estar longe uns dos outros e a competir. Pais e professores não nos escutam. Por tudo isso dizemos: basta! A educação está proibida”. É esse o texto que alguns alunos elaboraram para ler em um dos eventos comemorativos de uma escola, no entanto a diretora não aprova dizendo que esse texto contem palavras agressivas e que se trata de profunda falta de respeito com a escola e pede para que modifiquem e suavizem as palavras escolhidas. Um dos alunoz diz: “E desde quando dizer o que se pensa é falta de respeito?”.
A Educação Proibida é um documentário que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências educativas, não convencionais que propõem a necessidade de um novo modelo educativo.
Trata-se de um projeto realizado por jovens que partiram da visão de quem aprende e que embarcaram numa pesquisa que cobre 8 países realizando entrevistas com mais de 90 educadores de propostas educativas alternativas. O filme foi financiado coletivamente graças a centenas de co-produtores e tem licenças livres que permitem e incentivam sua cópia e reprodução.
O filme se propõe alimentar e lançar um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.
O problema da educação começa em sua concepção básica. Pra que serve a escola? Ela foi inventada em algum momento na história, não? Sim, ela foi. E o documentário nos relembra e nos alerta para as condições em que o momento educacional como o conhecemos nasceu, fruto de um modelo espartano de educação militar, em que se desfaziam dos reprovados, com castigos e torturas. Posteriormente, no século XIX, esse modelo foi utilizado pela Prússia para criar “bons súditos”, instruídos para a obediência, a disciplina, o regime autoritário, em uma sociedade fortemente dividida por castas e classes sociais. Em Atenas, não existiam escolas, grupos se reuniam para discutir livremente diversos assuntos. A instrução obrigatória era aplicada apenas aos escravos. Cidadãos ou súditos?
Esse modelo se expandiu para todo o mundo, pois se mostrou “eficiente”. Eficiente para quem?
Imagem do filme La Educación Prohibida
Imagem do filme La Educación Prohibida

A escola precisa representar um espaço de crescimento pessoal e articular todo o tipo de desenvolvimento humano, não apenas determinadas áreas do conhecimento. Todos falam em paz, mas não se educa para a paz, e sim para a guerra. Solidariedade, comunidade, igualdade, liberdade, são palavras bonitas que sempre aparecem nas redações e na fala dos professores, no entanto, o sistema escola não tem funciona assim. Tudo o que é incentivado é a concorrência, o individualismo, o condicionamento, a violência emocional e o materialismo. A lógica aplicada na avaliação é comparar, mas os alunos não são números, não são perdedores ou ganhadores, aprender não é competir!
Nesse longo processo de reprodução simbólico tanto alunos quanto professores estão cansados e desmotivados, distantes e em eterno conflito.
Imagem do filme La educación prohibida
Imagem do filme La educación prohibida

Não deixe de assistir o filme, ele está disponível gratuitamente para ser assistido online ou baixado, no site http://www.educacionprohibida.com/.
O InovarEduca propõe um debate sobre o filme, no dia 15 de setembro de 2012, às 10h, em nossa comunidade virtual “Vozes da Inovação”. Você é nosso convidado!
Entre e cadastre-se para poder participar! :) Divulgue, compartilhe e traga seus amigos! Participação gratuita! Dúvidas? Escreva para nós: inovareduca@gmail.com

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