terça-feira, 23 de outubro de 2012

Porque compartilhamos?


Quantas vezes você já perguntou: Me ajuda? Me explica? Onde encontro? Por quê?
Pense nas pessoas que pacientemente responderam a você. Agora pense em todas as vezes que você respondeu a alguém. Essa troca é o aprendizado, a conversação, o compartilhamento do que sabemos, sentimos, sonhamos, entendemos, odiamos, etc.
Por que compartilhamos? Porque precisamos do olhar do outro para ver o que não vemos, precisamos do entendimento do outro que falta em nós, nascemos para viver juntos, nossa sobrevivência depende do conhecimento compartilhado, do auxílio mútuo, do coletivo.
Sempre sabemos algo que outros não sabem e vice-versa. Cada um entende de um jeito e pode mostrar sua visão ao outro, e construir pontes que nos permitam ir mais longe. Pais, amigos, irmãos, professores, somos todos guias e guiados, podemos mergulhar fundo e ajudar aquele que dá suas primeiras braçadas. Quando ensinamos aprendemos, reforçamos, refletimos e preparamos a base para passar à novas etapas.
Funcionamos em rede,  somos nós e pontos espalhados que se unem por meio de nossas necessidades, afetos e dessa forma compartilhamos de tudo... A rede cresce e o conhecimento se espalha. O conhecimento está lá e cada um pode acessá-lo quando quiser, quando estiver pronto e poderá também ignorá-lo se não lhe fizer sentido por hora. A qualquer momento podemos acionar um ponto da rede, uma pessoa, um site, um lugar, e trocar, interagir...
Abrir as janelas, olhar para as pessoas, conversar...  Cada tela é uma janela, cada sala de aula um ponto de encontro, cada conversa em roda uma oportunidade de troca.
E para isso é preciso imaginação e não ter medo de voar...mesmo que a primeira vista pareça impossível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...