terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que os adultos podem aprender com as crianças?


O poder de realizar coisas...simples e grandiosas.
Adora Svitak
Adora Svitak


Adora Svitak tem 12 anos, já publicou três livros e está preparando o próximo. Ela também é professora, ela tem muito a ensinar. Adora tem um site, é ativista na web, visita escolas e trabalha com meios de ensino à distância como conferência webcasting e vídeos. Em seu TED “O que os adultos podem aprender das crianças”, a jovem inicia nos provocando com uma pergunta: Qual foi a última vez que fomos chamados de “infantis” por alguém?
Adora fica chateada quando alguém usa a palavra infantil para ofender outra pessoa, como se fosse ruim ser criança, como se fossem iguais as palavras infantil, irresponsável, irracional e imaturo. E a jovem reforça seus pensamentos nos dando alguns exemplos de atitudes “infantis” de alguns adultos, como imperialismo e colonizações, guerras mundiais, George W. Bush (ex-presidente dos Estados Unidos)... Quem foram os responsáveis? A resposta tira risos da plateia: adultos.
Em contrapartida crianças notáveis tem realizado ações em prol do coletivo há muito tempo e não têm o destaque que merecem, como por exemplo, Anne Frank. “Adolescente alemã de origem judaica, vítima do holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração. Ela se tornou mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu diário, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos”. (Wikipédia).
Anne Frank
Anne Frank

Ou Ruby Bridges, uma das primeiras crianças negras a frequentar uma escola só de brancos e que ajudou a acabar com a segregação racial nos Estados Unidos. Charlie Simpson ajudou a angariar 120.000 libras para a reconstrução do Haiti. No Brasil, Isadora Faber criou uma página no Facebook para denunciar os problemas em sua escola pública, e conseguiu, além dos mais de 300 mil apoiadores, melhorias reais para a sua escola e a abertura de um canal em que outras crianças e professores puderam também dizer o que pensavam e denunciar os problemas que enfrentavam em suas escolas, em várias cidades do país.

Ruby Bridges
Charlie Simpson
Charlie Simpson


Isadora Faber
Isadora Faber


Adora nos fala que algumas “irracionalidades” são importantes, afinal todos temos ideias e quando pensamos em realizá-las, travamos. Perdemos um tempão pensando em como ela será impossível, o quanto vai custar, se vale a pena ou não, etc etc etc. E enfim, nada é feito. Eis o porquê de tantas coisas não serem realizadas. As crianças possuem o dom de apenas pensar, sonhar e imaginar coisas, e não de limitarem suas ideias. Nós, adultos, perdemos essa capacidade aos poucos e é preciso encontrar ai um equilíbrio. Pois a criatividade e a nossa sobrevivência dependem disso, acreditem. Para criar algo é preciso sonhar primeiro.
“A audácia da imaginação ajuda a empurrar as fronteiras do possível”... O Museu do Vidro, em Washington (Estados Unidos), possui um programa chamado Kids Design Glass, em que crianças desenham suas ideias para arte em vidro. As melhores ideias dos artistas residentes vieram da imaginação de crianças que não pensaram em limitações, elas apenas pensam em boas ideias... e desafiaram os artistas a irem além do que estavam acostumados.
Obra do projeto Kids Design Glass
Obra do projeto Kids Design Glass


Obra do projeto Kids Design Glass
Obra do projeto Kids Design Glass


Segundo Adora o conhecimento inerente não precisa ser algo interior, as crianças aprendem muito com os adultos e querem, gostam de compartilhar, e os adultos deveriam aprender também com as crianças. Todos são professores... Todos, sem exceção, têm algo a ensinar...
A realidade muitas vezes é diferente porque falta a confiança, que geram restrições. Os adultos tendem em atitudes restritivas às crianças. Historicamente todo regime torna-se mais opressivos quando estão perdendo o controle. E embora Adora reconheça que os adultos (pais e professores) não podem ser comparados à regimes totalitários, mesmo assim subestimam a capacidade das crianças e pouco levam em consideração os seus desejos.
Assista a palestra completa e legendada, ela é ótima. Quando crescer queremos ser como Adora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...