terça-feira, 17 de julho de 2012

Transparência e distribuição


Nesse vídeo Hernani Dimantas fala sobre remuneração por trabalhos realizados via internet. Muitos trabalhos são realizados em busca de reconhecimento e não exatamente remuneração financeira. O tempo gasto antigamente em frente a televisão agora é investido em navegação pela web. Hernani cita o autor Clay Shirky e o seu livro “Cognitive Surplus: Creativity and Generosity in a Connected Age” (2010) que reinventou o conceito de ócio criativo, originalmente desenvolvido pelo sociólogo italiano Domenico de Masi.


O amadorismo de se fazer o que se ama impulsiona a inovação e as mudanças necessárias. No amadorismo é comum que as pessoas criem suas próprias ferramentas ao invés de aceitar estruturas prontas, dando a luz a projetos pequenos ao invés de grandes elefantes brancos, e, embora sejam projetos pequenos, produzem resultados mais interessantes. Surge aí um novo conceito de trabalho, emprego e produto.

O vídeo acima é a primeira parte da palestra 2º Encontro InovarEduca, saiba mais aqui.

Hernani é artista, escritor e ativista. Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um número expressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado à troca de ideias e conhecimento entre as pessoas. Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003). Fundador e articulador do projeto MetaReciclagem. Fundador do lixoeletronico.org.


hdimantas@gmail.com
@hdhd



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...