terça-feira, 17 de julho de 2012

Como se deu a apropriação da internet para a transformação social?



Hernani Dimantas apresenta nesse vídeo um pouco sobre sua experiência acerca da evolução da internet na vida social, além de conceitos importantes que caracterizam as mudanças disruptiva trazidas pela era digital. A internet ainda não fazia parte da vida doméstica das pessoas, até 1995, onde começaram a surgir reais motivações para a verdadeira apropriação das tecnologias. Antes disso apenas organizações utilizavam esse recurso e para finalidades bastante específicas. Aos poucos a internet foi se tornando um assunto que precisava ser estudado, questionado e refletido, pois a sua popularização provocou mudanças disruptiva na forma de atuação profissional e pessoal de milhões de pessoas no mundo todo. 

Distâncias encurtadas, ritmo acelerado, comunicação em “tempo real”, redes distribuídas, mídias interativas, mudanças linguísticas no falar e no escrever dos internautas, atitudes cada vez mais colaborativas e o compartilhamento intenso de informações e conteúdo, explosão de opções de entretenimento, negócios, educação, marketing entre outros fatores que determinam hoje uma cultura de convergência. Hernani também reflete sobre a cultura Hacker e desmistifica o termo desenvolvendo uma linha de raciocínio que aponta para uma cultura de compartilhamento dinâmico, de colaboração intensa, moldando um novo contrato com a sociedade. A revolução digital deve ser traduzida como um ponto de fuga em que o conhecimento não deve ser propriedade de empresas ou governos, mas livre. Na cultura hacker, ética significa a crença de que o compartilhamento da informação é um poderoso e positivo bem.

O vídeo acima é a primeira parte da palestra 2º Encontro InovarEduca, saiba mais aqui.

Hernani é artista, escritor e ativista. Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um número expressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado à troca de ideias e conhecimento entre as pessoas. Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003). Fundador e articulador do projeto MetaReciclagem. Fundador do lixoeletronico.org.

Site: http://metafora.me/


hdimantas@gmail.com
@hdhd





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...