quinta-feira, 12 de julho de 2012

Como escolher as palavras-chave relevantes para o sucesso de sua pesquisa?



O Google está apostando em um novo e recente curso online gratuito sobre o seu próprio sistema de busca e como ele pode ser otimizado, a partir do ensinamento dos seus inúmeros recursos: Power Searching with Google. Não basta apenas digitar uma palavra qualquer e esperar um milagre. O Google é um sistema fácil de usar, no entanto como todo sistema ele possui regras e quando aprendermos quais são e como utilizá-las teremos uma grande chance de obter maior sucesso em nossas pesquisas.

As aulas serão ministradas pelo cientista sênior do Google Dan Russell, que demonstrará como melhorar as buscas utilizando corretamente as várias ferramentas disponibilizadas pela empresa, incluindo o Google Groups, Google+ e Hangouts. O curso terá seis aulas de 50 minutos, nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de julho, com atividades interativas para praticar as novas habilidades e com especialistas para tirar as dúvidas dos alunos.

Uma das lições mais importantes do curso é a que ensina sobre como escolher palavras-chave ou sinônimos relevantes em sua pesquisa para garantir resultados satisfatórios.


A maioria das pessoas apenas digita alguma coisa no Google, mas não reflete sobre o que realmente está tentando encontrar. Dan Russell propõe alguns passos para serem seguidos ao realizar uma pesquisa:

Pense sobre o que você está tentando encontrar
Escolha palavras que você pensa que irão aparecer nos resultados
Tente pensar como o autor do conteúdo que você está buscando, que palavras ele escolheria?

Dan dá um exemplo de um pai cujo filho quebrou o braço e ele quer procurar sobre o assunto para ajudá-lo a se recuperar depois de ter ido ao hospital. Então esse pai digita “braço quebrado” no Google, mas os resultados não correspondem ao que ele precisa. Dan sugere que esse pai digite algo mais relacionado aos termos médicos, como por exemplo, “fraturas”.

Outro erro comum é usar uma frase longa com várias palavras apenas para tentar descrever um conceito simples. Todas essas palavras irão atrapalhar a busca, trazendo resultados variados com essas palavras, mas a máquina não vai entender a frase como nós entendemos. É mais fácil enxugar a frase até encontrar o conceito que a representa, não?! :) Às vezes é preciso fazer de uma até três buscas para realmente encontrar esse conceito e ter sucesso na pesquisa, lembrando sempre que uma pesquisa não é um milagre, é um conjunto de ações que seguem algumas regrinhas.

Assista o vídeo e acompanhe o processo de pesquisa usado como exemplo por Dan Russell e veja como ao seguir os três passos acima podem facilitar a busca.


Power Searching with Google Lesson 2.1. Três passos básicos para um boa pesquisa! :)


O Curso Power Searching with Google também oferece um fórum para os alunos discutirem assuntos ou dúvidas e uma página no Google+.

Quer saber mais sobre o curso, leia nosso artigo “Aprendendo a aperfeiçoar suas buscas no Google: o que tem por trás do retângulo mágico?”




Um comentário:

  1. Oi amigo Adorei o post , VoÇê Manja hein ....
    Só que Eu Acredito também que passou a ser necessário aprendermos a Criar Artigos Otimizados Pois os leitores de hoje Estão muito exigentes e estão refinando seus interesses
    .. Para com As ferramentas de busca

    Amigo Te desejo tudo de bom sucesso Com seu blog !! Abraço

    ResponderExcluir

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...