quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O primeiro dia de aula dos professores!

Sempre ouvimos falar do quão difícil ou extraordinário pode ser o primeiro dia de aula de uma criança, mas ninguém pensa que também é o primeiro dia de aula daquele professor, pois cada turma é uma experiência nova. O InovarEduca preparou sete dicas bacanas para que os professores possam começar as aulas de forma produtiva e inovadora! Confira!



Vai para o primeiro dia de aula? Turma nova? Experimente começar diferente... Use os primeiros dias para saber quem eles são? O que pensam e o que sonham? Aproveite para se apresentar nas mesmas bases... Muito da aprendizagem depende de um vínculo de confiança, que se instala ou não nos primeiros contatos!



A turma é grande? Mais de 50 alunos? Experimente montar um grupo no FB, no Google Docs ou em qualquer outra ferramenta que permita que os alunos conversem com você. Parece que dá muito trabalho... Mas só parece. Na verdade, o que muda muito, e para melhor, é a qualidade de interação.



Pense um pouco... O que você gostaria que seus alunos (novos) aprendessem de verdade? Pergunte um pouco... O que eles gostariam ou acham que precisam aprender de verdade? - Pense mais ainda: como construir uma boa ponte entre estes dois mundos? Arrisque-se: faça diferente neste semestre!




Sua universidade está em greve ainda? Aproveite para pensar no que é possível fazer para superar a “burocracia”? Enquanto os limites não se alargam, o que se pode inventar para aprender e ensinar melhor? O que anda sendo feito por aí e que poderia ajudar por aqui?

Sugestão: não deixe a mesmice institucional tirar a sua vontade de fazer melhor, aquilo que você já sabe fazer bem! “Ensinagem” é ciência e arte. Cultive!



“Quem são os que merecem? São aqueles que o-be-de-cem!" Assim falava Dona Margarida para seus alunos todos os dias. É isso que você quer de seus alunos - obediência? Pense bem, alunos que pensam, criticam, pesquisam, tem autonomia dão mesmo muito mais trabalho. Não costumam obedecer, conferem tudo que você diz e discorda o tempo todo. Por outro lado são eles que podem transformar o mundo. O que você quer para os seus novos alunos?



“... A questão é que a nossa pressa e o nosso excesso de certezas criam problemas para nossa audição" (extraído de “Se a minha mesa falasse”, de Ricardo Spíndola Mariz) - que tal fazer do famigerado diário de classe um verdadeiro diário de bordo e companheiro de reflexão? Um espaço para respirar e pensar sobre o que acontece de verdade a cada dia com aquelas pessoas que vão lá para aprender com você?

; )



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...