quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O ensino online e as startups!


Só para lembrar o que é uma startup? Muita gente pensa que uma startup é toda empresa que está em fase inicial de implantação, mas não é bem isso. Segundo a Associação Brasileira de Startups o termo refere-se a “uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza”.

Em outras palavras trata-se de um tipo peculiar de empreendimento, em que “as empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento de idéias inovadoras, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de rápida e consistente geração de lucros. Além disso, o negócio desenvolvido pela startup deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso”. (Sebrae)

Esse tipo de empreendimento tem se adequado a diversas iniciativas na área da educação online. Conforme o site Mashable existem cinco startups norte-americanas de educação que têm revolucionando o ensino virtual e merecem destaque!

2tor: Empresa parceira das universidades Georgetown e Washington University in St Louis, funciona desde 2008 oferece o serviço de apoio na elaboração e implantação de cursos on-line personalizados e acessíveis por celulares e tablets. A Forbes considerou a 2tor uma das dez starups mais inovadoras do mundo, concorrendo com a Instagram e o Pinterest.


Udemy: Já a Udemy é uma plataforma que oferece cursos online (pagos e gratuitos) que podem ou não ser ligados a instituições de ensino e que trabalham sob o formato crowdlearning, um modelo coletivo onde os alunos interagem, compartilham e sugerem aulas. O diferencial é que a empresa recebe sugestões de cursos e os interessados podem reunir vídeos, Power Points, arquivos em zip, áudio ou PDF. São 15 áreas contempladas, incluindo tecnologia (com cerca de 300 opções), artes e linguagens. O destaque vai para o curso gratuito “Ideas Come From Everywhere”, propostas pela ex-executiva da Google, Marissa Mayer. Esse curso tem quase 10 mil alunos.

EdX: Trata-se de uma iniciativa que surgiu em maio, entre Harvard e o MIT e que hoje conta também com a UC Berkeley, leva ensino on-line gratuito para pessoas de qualquer parte do globo. As inscrições já estão abertas e oferecem sete opções, com e sem pré-requisitos de conhecimento. Outra empresa que segue o mesmo modelo é a Cousera que trabalhava com disciplinas das universidades de Staford, Pennsylvania, Michigan e Princeton e atualmente conta mais outras 12 parcerias.

Voxy: Esta empresa trabalha com uma plataforma de ensino em línguas estrangeiras de forma bastante natural, contextualizada e isso inclui com certeza o uso das tecnologias móveis que fazem parte do cotidiano dos alunos. Desde que foi lançada, em janeiro de 2011, a Voxy já aderiu um milhão e meio de usuários em mais de 20 países.

Noodle: A empresa Noodle tem uma proposta diferente e pioneira, ela oferece uma ferramenta de busca especializada para a navegação em sites sobre educação que funciona como uma curadoria de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...