sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Kzam!


João Kzam
João Kzam

Conheça o tio Google e saiba mais sua pesquisa sobre buscadores na internet
Conhecido como o Tio Google ou Googleman, João Kzam é formando em Tecnologia de Administração de Redes de Computadores pela União Educacional de Brasília (UNEB), é palestrante sobre o uso de motores de busca de conteúdo na internet há sete anos.
Nascido em 2009 o Bing, uma versão moderna do atual Live Search (antes conhecido por Live, Windows Live Search e MSN Search), foi lançado pela empresa Microsoft com certo atraso em relação ao Google e ao Yahoo!, e embora tenha chegado a ficar em segundo lugar entre os buscadores mais utilizados, não superou ainda sua popularidade e eficiência segundo João Kzam e muitos outros usuários. O diferencial do Bing é o painel de edição de pesquisa que trabalha com uma opção de busca por sugestões, divide sua busca por assuntos como saúde, viagens, compras, etc, e a partir da tecnologia semântica PowerSet, desenvolvida para uma linguagem natural para a internet.
O Google já existia a essa altura. Diferente do Bing o Google começou a ser projetado a partir da teoria do PageRank, ou seja, baseava o resultado de suas buscas pela quantidade que um termo aparecia na primeira página. Esse sistema funcionava a partir dos backlinks(links de entrada para um site) que podem estimar a importância de um site. Fundado em 1998, por Larry Page e Sergey Brin, a empresa Google possui uma extensa lista de produtose possibilidades de conexões com redes sociais e aplicativos.
“Além disso, a publicação 2600: The Hacker Quarterly compilou uma lista de palavras que a nova ferramenta de pesquisa instantânea do gigante da web não irá procurar. O site "Google Watch" também criticou os algoritmos do PageRank, do Google, dizendo que eles discriminam novos sites e favorecem os já estabelecidos, também foram feitas acusações sobre as conexões entre a Google, a NSA e a CIA. Apesar das críticas, o motor de pesquisa básica já se espalhou para serviços específicos também, incluindo um motor de busca de imagens, os sites de busca Google News, Google Maps e muito outros”. (Wikipédia)
Em março desse ano o Google anunciou que incorporaria recursos da web semântica em suas buscas, no entanto desde muito antes já tinha pretensões de desenvolver essa tecnologia. E não vamos nos esquecer do buscador Wolfram|Alpha, que tenta criar um novo conceito em busca também.
Mas afinal, quem é o melhor?
Em setembro desse ano o Buscador da Microsoft, Bing, lançou um desafio: a campanha "Bing It On". O desafio era um teste cego para os usuários escolherem qual dos buscadores seria o mais eficiente. Para participar bastava digitar um termo qualquer no campo de buscas e clicar em “Search”. Os resultados dos dois buscadores eram posicionados um ao lado do outro, mas sem identificação, e o usuário poderia escolher aquele que fosse mais satisfatório ou escolher os dois como empate. Depois de cinco rodadas o buscador vencedor era anunciado.

João Kzam não poderia ter deixado de fazer o teste, e ao ser perguntado sobre o resultado, não hesitou: “O melhor, sem dúvida é o Google. A equipe InovarEduca perguntou se entre o Google e o Bing, existia um vencedor.
Acompanhe a entrevista completa com João Kzam:

Existem buscas que você recomenda que sejam feitas ou no Google ou no Bing? Por exemplo, o Bing é melhor para artigos e o Google é melhor para imagens, existe algo assim?
Não existe alternativas de busca, ou você usa o que gosta ou usa o melhor. Gostar passa a ser uma consequência da sua satisfação com os resultados obtidos. Nas tentativas e experiências que fiz com o Bing, ele fica atrás do Google com uma gigantesca distância.
Qual o buscador que você mais usa? Por quê?
Uso unicamente o Google. Por que com ele tenho integração com outras funcionalidades que não só a busca web. Outras aplicações instrumentalizam a busca e potencializam seu uso. O que não teria se utilizasse outro motor de busca.
O que você acha do Bing?
É mais uma iniciativa tardia da Microsoft de se inserir numa área (busca) que não tinha dado crédito anteriormente. Com a bem sucedida ação do Google no setor, tenta conseguir sucesso.
A web semântica desenvolve um trabalho para melhorar o sistema de busca, estudando e compreendendo as intenções por trás de cada termo ou conjunto de termos associados em uma pesquisa, de forma a identificar o que o usuário realmente está buscando. Exemplo: maçã. Pode ser a fruta, pode ser maça do amor, pode ser o símbolo da empresa Apple. Qual buscador atende melhor as suas necessidades e traz os resultados mais corretos em suas pesquisas?
O Google é o que melhor trata a questão da web semântica, justamente por causa da integração dos sistemas. Além de todas as buscas especializadas (web, imagem, livros, produtos, mapas, aplicativos, disco, gmail, agenda, etc...) o Google permite o uso com outras funcionalidades, tais como: favoritos, histórico, adsense, adwords, etc...
É fato que pessoas tornaram-se muito dependentes do Google quando pesquisam qualquer coisa na internet, isso é bom ou ruim na sua opinião?
Em tempos de internet, ficamos dependente de toda e qualquer funcionalidade que facilita nossas atividades, o que não nos furta de passarmos por dificuldades seja numa determinada funcionalidade ou outra. Mas caminhamos para uma conexão ininterrupta, e esse tipo de problema não existirá dentro em breve. Pra ser mais exato, em 10 anos teremos uma virtual conexão ininterrupta, por conta de dispositivos verdes e meios de alimentação com maior tempo de vida, até que essa conexão ininterrupta possa ser real.
Como as pessoas realizavam suas pesquisas na web antes da Era Google?
De uma forma inimaginável e insatisfatória para os internautas de hoje. Na gênese da busca os "motores mortos" eram "cavernas" digitais que continham listas específicas, elitizadas e finitas. Nestas listas constavam os sites conhecidos pela elite da área de TI da época. No entanto, um pouco antes do surgimento e da posterior popularização do Google, como motor de busca, os internautas tinham relações de sites insignificantes e sem nenhum tipo de análise de relevância, pois qualquer um que tivesse uma conta no concentrados de sites poderia cadastrar o seu. Também era uma época pouco frutífera e democrática da web, pois a maioria das pessoas não tinham condições sequer de ter um domínio.
Por que você é conhecido como Tio Google ou Googleman? :)
Talvez por que as pessoas são muito simpáticas comigo, talvez por que perceberam que o potencial de busca ainda é subutilizado. Talvez por que amigos me identificam com o Google em virtude do trabalho que desenvolvo para a divulgação do uso proficiente e avançado do motor de busca há 7 anos na área acadêmica. Pra você ter uma idéia, brincadeira ou não, até quando o Google "baleia" me ligam, me mandam e-mail, tuitam ou perguntam pelo Facebook o que está acontecendo com o Google. (risos)
Ao final da entrevista João indica o seguinte vídeo que explica o que faz do Google o melhor buscador, clique aqui.
Entre em contato com João, ele é super conectado! ;)

João Dinaldo Kzam Gama

Valeu João Kzam!


 Leia mais sobre buscadores e novas tecnologias para busca aqui no InovarEduca:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...