segunda-feira, 25 de junho de 2012

MUNDO MOOC! Enjoy it!

Sempre que terminamos um curso temos a sensação de que ainda nos falta alguma coisa, nos sentimos despreparados, com um sentimento de que a Universidade está atestando no diploma que estamos “formados”, mas que forma tomamos afinal? Não seria mais correto trabalharmos com a sinceridade que a realidade nos oferece, onde o estudo deve ser contínuo e mais do que isso, depende muito mais de nós e do quanto buscamos novos conteúdos, no nosso ritmo, em partes específicas que só poderão atender as nossas necessidades.



No artigo “MOOC - Massive Open Online Courses” tratamos da explicação teórica sobre o MOOC, agora vamos entender melhor com detalhes mais práticos que nos mostram como esse fenômeno está revolucionando a forma de aprender, e como os MOOCs podem ser úteis para integrar a tecnologia ao ensino-aprendizagem de forma produtiva, acompanhando o novo ritmo em que vivemos, afinal, as coisas mudaram, não? 

A educação a distância tradicional formam comunidades virtuais para aprendizagem com poucos alunos que realmente interajam. Já o conceito de MOOC, relacionado ao conectivismo, trabalha com comunidades que podem envolver milhares de pessoas, sites e outras comunidades, como por exemplo, as redes sociais e as ferramentas da Web 2.0, e todo o conhecimento gratuito já disponível na rede. Aos poucos, utilizando de várias ferramentas e com a colaboração de tantas pessoas conectadas um conhecimento coletivo vai sendo construído, o gerenciamento de conteúdo e o exercício da filtragem e da retenção de informações relevantes vai sendo trabalhado, conforme as necessidades e ritmos individuais ou de grupos. Todos constroem juntos, o professor está lá, ele participa e colabora como todos os outros. Cada um colabora com sua pequena parte. 

Os alunos percebem dessa forma a grande responsabilidade de que o sucesso do aprendizado depende deles também, e que pode ser uma experiência de troca e não apenas de formatos fechados e conteúdos pré-escolhidos, trata-se enfim do PLE - Personal Learning Environments.  O MOOC permite que todo o volume de informações da Web possa ser filtrado, utilizado, otimizado e constantemente transformado e atualizado a partir da participação e colaboração de todos os interessados e conectados.


“Como um grupo, todos nós compartilhamos para o sucesso (e insucesso) dos MOOCs ... Nós temos que caminhar em uma linha entre ensino inovador e de aprendizagem ao mesmo tempo manter as coisas a um nível que permita que as ideias que estamos apresentando traduzam a realidade de educadores e administradores ... Enquanto Stephen e eu estamos facilitando este curso, eu acho que é fundamental que a maior comunidade se identifique e se aproprie dele. Nosso curso não está acontecendo em um vácuo - que estamos construindo a partir do nosso próprio trabalho anterior e do trabalho dos outros. E uma vez que nosso curso é feito aqui, esperamos aprender com nossa experiência dos outros e construir algo sobre isso. Eu espero que ver os outros construindo com a gente ... As oportunidades de investigação são enormes. MOOCs são desconhecido, largamente documentado território. Este curso irá produzir uma quantidade significativa de dados - tanto quantitativa como qualitativa”. (George Siemens)

Esse modelo proposto por Siemens é o mais adequado para se trabalhar com um mundo conectado onde a demanda no ensino superior só cresce. A psicóloga social Dolores Reig, reflete no artigo “Un mundo de medios sin fin: cambios en aprendizaje, Facebook y la apoteosis de las aplicaciones expressivas”  (integrante do livro El proyecto facebook y la pos universidad), publicado em 2010 pela Fundación Telefónica. “Os MOOC representam experiências de aprendizagem realmente inovadoras. Vão além das experiências iniciais e limitadas de mudança na educação, como OCW (Open Course Ware), baseadas ainda em objetos de aprendizagem isolados e sem pedagogias concretas associadas, e incluem não apenas mudanças na forma de compreender o conteúdo, mas também propostas metodológicas e novos papéis para os dinamizadores e participantes. Afirmam-se, nesse caso, de forma explícita, que nem Stephen Downes nem George Siemens, seus responsáveis, desempenham papéis de instrutores tradicionais, mas que são simplesmente “nós” em uma rede maior.”

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts está oferecendo a sua primeira MOOC - Circuitos e Eletrônica - um curso de protótipo para o projeto MITx. Screenshot por MITx. O repórter do NY Times, Tamar Lewin, de Southfield, Michigan (EUA), relatou sua experiência com o MOOC:

"Sr. Thrun ficou encantado pela escala do curso, e como ele gerou sua própria cultura, incluindo um grupo no Facebook, discussões online e um exército de tradutores voluntários que tornaram disponível em 44 idiomas. Tendo feito isso, eu não posso ensinar na Universidade de Stanford novamente, eu me sinto como se houvesse uma pílula vermelha e uma pílula azul, e você pode tomar a pílula azul e voltar para sua sala de aula e lecionar seus 20 alunos. Mas eu tomei a pílula vermelha, e eu já vi maravilhas".




Diversas iniciativas já estão em funcionamento, Stanford já possui mais de 13 MOOCs, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts oferece um MOOC de Circuitos e Eletrônica, um curso para o projeto MITx, que vai oferecer cursos com algum tipo de credencial. Entre 5 e 10 de março ocorreu a Semana de Educação Aberta, com o objetivo sensibilizar as pessoas para o movimento de educação aberta e seu impacto no ensino e aprendizagem em todo o mundo, um projeto organizado pelo Consórcio Open Courseware com a participação de inúmeras instituições de ensino superior em todo o mundo e P2PU Creative Commons. Lá encontramos a seguinte definição para Educação aberta:

"Educação aberta é sobre a partilha, reduzindo as barreiras para aumentar o acesso na educação. Inclui acesso livre e aberto para plataformas, ferramentas e recursos na educação (como materiais de aprendizagem, materiais didáticos, vídeos de palestras, ferramentas de avaliação, pesquisa, grupos de estudo, livros, etc.) A Educação Aberta pretende criar um mundo no qual o desejo de aprender está a par com a oportunidade de fazê-lo, onde todos, em todos os lugares são capazes de participar a preços módicos, educacionalmente e culturalmente, a partir de oportunidades adequadas para ganhar qualquer conhecimento ou treinamento que eles desejam".


Veja nesse vídeo como um aluno pode aproveitar com sucesso sua experiência no MOOC:



Neste site você t informações terá sobre moocs e listagens de moocs disponíveis.
http://mooc.ca/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O InovarEduca agradece a sua visita, participe sempre! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...