O novo professor está por ai, você já o deve ter visto. Ele
anda dizendo em suas aulas que não sabe tudo, que não detém a verdade e que
também erra. Aliás, ele anda ensinando aos seus alunos que errar faz bem, e os
tem preparado para lidar com a incerteza, com a complexidade na tomada de
decisões e terem como assumir a responsabilidade sobre as decisões que foram
tomadas. Ele tornou-se um pesquisador e não age mais como transmissor, pois
isso a TV já faz, não é verdade?
Ele perdeu o medo de usar a tecnologia e a vergonha de errar
enquanto se aprende. Ele está na web, fazendo cursos de férias, se atualizando,
conversando com os alunos, amigos e outros professores, participando de fóruns,
wikispaces, grupos de discussão. Agora ele é um comunicador, mais do isso, ele
é intercomunicador!
O novo professor acabou descobrindo-se mais autônomo e ele
tem entendido que os alunos também devem ser assim, refletindo mais do que
memorizando. Aí então ele percebeu que quem estava ensinando ele a ser assim e
inovar eram os próprios alunos, que além de autônomos, são colaboradores por
natureza. “O professor crítico-reflexivo de sua prática trabalha em parceria
com os alunos, numa construção cooperativa do conhecimento. Os novos ambientes
de aprendizagem informatizados ao utilizarem o enfoque reflexivo em sua prática
pedagógica colaboram para o desenvolvimento de pensadores autônomos, mas que,
ao mesmo tempo, valorizam a cooperação, a parceria, o compartilhamento entre os
diferentes aprendizes, as interações individuais e coletivas mediante o
desenvolvimento de operações de reciprocidade e complementaridade”. Dewey, J.,
no livro Vida e Educação.
Esse professor percebeu que assim como a web havia se
tornado um espaço incrivelmente produtivo e lá as relações precisam de conversação
e colaboração. Então era preciso recriar esse espaço em um ponto da web, como
uma esquina onde pudesse marcar um encontro com seus alunos e amigos
professores, onde pudesse conversar, compartilhar ideias, informações, livros,
opiniões e juntos pudessem construir algo mais, sair do mesmo lugar, dar passos
a frente a cada encontro. Descobriu que esse espaço, esse pequeno ponto da web
era uma plataforma de aprendizagem. Era isso o que faltava, um espaço mais
estruturado, pensado, mas que fosse flexível e suportasse crescer
constantemente.
Um novo professor em um novo espaço!
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