Você já parou para pensar no que é empreendedorismo em redes sociais? O Terra Fórum realizou um evento que tratou exatamente disso, no dia 13 de setembro de 2012, com a participação do atual presidente da TerraForum e professor de vários programas de pós/MBA, em particular da Fundação Instituto de Administração (FIA), José Cláudio C. Terra. Vamos rever alguns conceitos sobre o que é empreendedorismo, qual o perfil dos profissionais dessa área e como isso se aplica à inovação das redes sociais.
"A audácia, por si só, atrai criatividade, poder e magia". Goethe
Um empreendedor é um profissional que precisa identificar oportunidades, contagiar as pessoas com suas ideias e, claro, transformar as ideias em realizações assumindo os riscos e aprendendo com os erros cometidos. Pesquisas indicam que 90% desses profissionais, entre 30 e 40 anos, iniciaram empreendimentos a partir do mesmo mercado em que já trabalharam, a partir de larga experiência e boa formação na área, principalmente em produtos e mercados de áreas funcionais.
Para inovar nesse ramo e destacar-se são necessárias características que antigamente não eram tão exigidas. Acostumados a receber ordens e com a previsibilidade da maior parte do mercado, o sujeito poderia executar a mesma tarefa, da mesma forma por anos a fio e não encontrar problemas que o mobilizassem a procurar por novas soluções, atualizações e novos mercados. Agora, o profissional empreendedor precisa cultivar as seguintes características:
Existem dois tipos de pensamento que podem ser aplicados na solução de problemas: o pensamento divergente e o pensamento convergente. "Pensamento divergente é um processo de pensamento cujo objetivo é achar o maior número possível de soluções para um problema. Essa habilidade é usada para gerar ideias e resolver algo criativamente, em oposição ao pensamento convergente, que consiste em achar uma única solução apropriada a um problema.
O pensamento divergente busca recursos e articula-se com diversas áreas do conhecimento e amplia as possibilidades de entendimento sobre uma mesma questão. Nesse processo é possível criar e descobrir coisas. Veja nos exemplos, situações de soluções criativas para a publicidade e para novos produtos. Repare como a solução encontrada é, na maioria das vezes, bastante intuitiva.
Para iniciar um processo de busca por soluções ou novos produtos é preciso seguir o pensamento divergente e trabalhar com amplas possibilidades. Depois de selecionadas as melhores soluções é necessário desenvolver o pensamento convergente que irá finalizar o processo decidindo uma ideia a ser trabalhada por vez.
A inovação pode trabalhar com diversos elementos:
- produtos ou serviços;
- novos segmentos ou necessidades não atendidas dos clientes;
- mudanças na interação com o cliente;
- mudar a sua forma de ser remunerado;
- processos operacionais;
- mudas a posição ou escopo de participação na cadeia de valor;
- logística;
- canais de comunicação;
- networking;
- criação de novas tecnologias, materiais, produtos ou processos.
A partir do surgimento das redes sociais na internet e da intensificação de seu uso, inclusive uso corporativo, foi necessário entender as mudanças que ocorreram no processo de comunicação, divulgação, influência, captação de informação sobre clientes e suas necessidades, perfis, sugestões, reclamações e onde está a oportunidade para inovação. Entre 2007 e 2011 o percentual de usuários da internet subiu de 27% para 48%, sendo que 47% dessas pessoas conectam-se diariamente à rede.
Veja na imagem abaixo a evolução das possibilidades de canais de comunicação e mobilização de opiniões, desde o impresso, o rádio e a televisão aberta até o famoso boca-a-boca que agora acontece via web.
E nesse novo cenário alguns mitos instalaram-se, por exemplo, dizer que as mídias sociais são para jovens é um erro, as pesquisas comprovaram que 40% dos usuários do Facebook tem mais de 35 anos. Dizer que a social media não é para fazer negócios? Imagine, 57% dos profissionais da comunicação de B2B (Business to Business) conectam-se com clientes, geram negócios e buscam inovações. E no mesmo sentido está a indústria. É grande o número de pessoas que utiliza as redes sociais para entrar em contato com as indústrias com as quais realizam negócios, fazem perguntas e obtêm feedback, entre outras coisas. 39% das pessoas já conseguiram fechar negócio pelo Twitter e 41% pelo Facebook.Nos Estados Unidos 54% das empresas já estão aumentando seus investimentos em social media.
Confira os slides do evento logo abaixo e veja mais sobre como as empresas B2B podem se beneficiar das redes sociais.
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